O que é Dress Code?

Todas nós temos dúvidas na hora de nos arrumarmos para uma festa, principalmente se o convite partir de alguém de quem não somos íntimas. E a coisa fica ainda pior quando, no convite, temos uma definição de traje completamente desconhecida. Você sabe o que é Tenue de Ville? E qual a diferença entre traje social e passeio completo? O que, afinal é o dress code?

“Dress code” são códigos de vestimenta socialmente aceitos, e adequados para cada ocasião. Assim, evita que algum convidado desavisado fique completamente perdido em uma festa porque não sabia como deveria ir.Mesmo que hoje em dia as festas exijam menos formalidade e os códigos de vestimenta sejam mais abertos, é bom saber pelo menos o nível de sofisticação que esses nomes exigem.

Fizemos uma lista com as definições que ainda são usadas. São mais dicas do que regras para ajudar a compor um visual. No fim das contas, o importante é você se sentir bem e linda.

Ah, está em ordem – do menos formal para o mais formal!

Esperamos ajudar!

Esporte

É o mais simples e o que mais usamos: vestidos de malha, camisetas, shorts, jeans, saias com blusas – desde que tenham bom aspecto, pode usar. Mesmo assim, caso não seja íntimo do dono da festa, evite ir de tênis, por exemplo –  depende da sua proximidade com o dono da festa.

look-09-10-24

Fernanda Lima (foto: reprodução): linda, mas casual.

Passeio (ou Esporte Fino, Passeio Informal, Tênue deVille)

Você pode usar calças e bermudas de alfaiataria, saias, blazers, ou vestidos básicos. Os acessórios são livres, não é necessário usar salto ou bolsa pequena. Assim, você pode ir à jantares com amigos, cinemas, teatros, festas…

B91070

Vestidos estampados, confortáveis, mas elegantes. (Vestido: Ellouva Alto Verão 2010)

Passeio Completo (ou  Passeio Formal, Traje Social, Social Completo)

Um pouco mais sofisticado, você pode optar por vestidos curtos ou longos, e acrescentar brilhos, rendas, transparências, além de cores mais fortes. O ar de sofisticação também pode ser dado com sapatos mais delicados, sandálias, scarpins, e acessórios – não precisa usar jóias verdadeiras, mas evite materiais como plásticos, madeiras e etc. As bolsas também são menores e as meias, bem vindas.

D91012_a

Longo com decote tomara que caia, mais ousado, e bracelete prateado. (Vestido: Ellouva Alto Verão 2010)

Cocktail Dress

Meio termo entre o passeio e o traje a rigor: normalmente são eventos noturnos, que pedem elegância, mas nada demais – eventos profissionais, por exemplo, ou inaugurações. Use tecidos sofisticados, não use malhas, não exagere em nenhum item – vestido, acessório, sapato…sofisticação na medida e não tem como errar.

B91126

O vestido "curinga" - discreto, elegante e versátil. (Vestido: Ellouva Alto Verão 2010)

 

Black Tie, Rigor, Habillé, Tênue de Soirée

É normalmente usado em cerimônias e bem mais glamuroso. É a oportunidade de usar peças mais “princesas”: volumes, camadas, drapeados, decotes, brocados, tanto em curtos quanto em longos. Se fizer frio, dispense o casaco e use uma estola.A maquiagem é importante, o cabelo precisa estar feito, os acessórios devem combinar e serem bastante sofisticados, com brilho. As bolsas podem ser trocadas por carteiras de mão e sapatos pedem saltos. Apenas cuidado para não exagerar em tudo e parecer ultrapassada: compense um vestido liso com acessórios brilhantes, por exemplo.

D91001

Drapeados, camadas, acessórios elegantes - para festas formais! (Vestido: Ellouva Alto Verão 2010)

 

Gala

Segue as regras do Black Tie, mas  é indispensável que o vestido seja longo, e tanto acessórios quanto cabelo e maquiagem devem ser impecáveis.

D91002

Chique! (Vestido: Ellouva Alto Verão 2010)

 

Anúncios

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. coco chanel
    nov 20, 2009 @ 22:07:16

    formandos é flexivel o uso do traje curto e longe ?

    Responder

  2. Trackback: Vestidos de Crochê para o inverno | Amo Vestidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: